Erivelto de Sousa é escritor, jornalista, marqueteiro, cientista político e professor. Trabalhou por 20 anos em redações de jornais convencionais, passando por todas as funções, de repórter, redator, editor e diretor de redação. Saiu das redações de jornais para os comitês de campanha. Trabalha em campanhas eleitorais desde 1980. Participou de campanhas no Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, São Paulo (parlamentarismo).
É formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC, em Comunicação Social, com especialização em marketing eleitoral. Fez mestrado e doutorado na Universidade de Palos de La Frontera, em Andalucía. Exerceu o jornalismo por mais de 15 anos, trabalhando nos principais veículos de comunicação do Ceará. Dedicou-se depois à publicidade e ao marketing político e eleitoral. Trabalhou em mais de 30 campanhas pelo Brasil e exterior.
A pesada lida profissional para ganhar a vida não o afastou da literatura. Aos 20 anos escreveu um conto, mas não o publicou, por achar que a história, baseada nas conversas de sua mãe renderia muito mais. Continuou escrevendo e transformou o conto em uma romance, que, depois de ser reescrito algumas vezes, virou O FANTASMA DO PADRE, que foi dividido em dois (ORGULHO E SOLIDÃO é o segundo), porque rendeu mais de 800 páginas. Outras histórias estão escritas, mas sendo revisadas: A VIDA DE MARCOS PROPRIÁ, E O PALHAÇO O QUE É? e VIDAS CRUZADAS.
OBRAS PUBLICADAS E EM PRODUÇÃO:
Ditados populares – A verdade que o povo consagrou, em parceria com o empresário e político Roberto Pessoa; O fantasma do padre e O fantasma do padre II – Orgulho e solidão (ainda em processo de impressão) e Vidas cruzadas – As lições que as campanhas eleitorais ensinam. Coordenação: O homem que fez um Rio, registro do trabalho de construção do Canal do Trabalhador, feito pelo então governador Ciro Gomes (1993). Edição: De repente cantoria, uma coletânea de versos e repentes dos maiores cantadores do Brasil, de Geraldo Amâncio e Vanderley Pereira (1995).
Os romances O FANTASMA DO PADRE e O FANTASMA DO PADRE II – ORGULHO E SOLIDÃO (ainda em processo de revisão);
Livro sobre marketing eleitoral – VIDAS CRUZADAS – As lições que as campanhas eleitorais ensinam, em finalização de sua segunda edição;
Coordenação: O HOMEM QUE FEZ UM RIO, registro do trabalho de construção do Canal do Trabalhador, feito pelo então governador Ciro Gomes (1993);
Edição: DE REPENTE CANTORIA, uma coletânea com a história da cantoria no Brasil, sobretudo no Nordeste, de versos e repentes dos maiores cantadores do Brasil, de Geraldo Amâncio e Vanderley Pereira (1995).
E-mails:
[email protected]
[email protected]